quinta-feira, 29 de maio de 2008

Festival Santista de Xadrez- Mário Covas, 9° Rodada (Final)

Último dia. Última rodada. Últimos comprimidos (ou não)!

A rodada do dia 25 de Maio, domingo, para quem acompanhou, sabe que começou às 10 horas da manhã. Isso Mesmo! 10 DA MANHÃ! E uma coisa dessas só me faz lembrar mais uma vez o axioma máximo do pessoal de Rio Preto, que diz: “Xadrez é bom à tarde... E de Brancas!”. Nada mais sintético e verdadeiro!

Os 15 minutos que separaram o meu acordar e o iniciar das partidas simplesmente inexistem na minha memória. Lembro-me vagamente de ser acordado com os dizeres “Vivaldo, a rodada já começou e você está atrasado”. Depois disso, tudo paira em névoa... Aos poucos me dei conta que já estava em pé, vestido (que sorte!?) e anotando as partidas para passar na internet. E o mais curioso: O Krikor chegou até a me confundir, no abrir da porta, com o GM Zambrana que ainda não tinha chegado (pelo menos não era só eu que estava atrasado). Nesse meio tempo me dei conta que nem sequer tinha reparado na partida do Felipe, que estava jogando de Brancas contra o GM Rafael Leitão. Bom, não era de tarde, mas era de brancas! Rapidamente, pelo que vi, estava tudo bem... Além do mais, qualquer resultado estava de bom tamanho: o filme já tinha terminado para o nosso amigo e aquilo ali eram somente os créditos finais... (!?)

Passado mais algum tempo, o salão já nutria certa inquietação devido à ausência do MI Perdomo (jogando no Regina Helena) e do GM Zambrana (no Mário Covas, que jogaria contra o MI Krikor. Entendeu, agora, o porquê da confusão lá em cima?). Bom, sobrou para eu ir atrás dos figuras.
Mas não foi difícil: eles ainda estavam no quarto, dormindo. Tinham perdido a hora! (E como diria um professor de química que eu tive, que sempre me fazia o favor de me trazer de volta para o mundo real qundo eu resolvi descansar a cabeça literalmente em cima dos livros: “O Sono é o prenúncio da Morte, Shakespeare!”). A Justificava dos mestres, por outro lado, foi mais simples: eles não tinham despertador. Bem que eles podiam ter ligado na recepção do hotel e ter pedido para serem acordados, mas tudo bem... O importante foi que consegui resgatar os “maestros” e trazê-los dos braços de Morpheus ainda a tempo. As caras de sono (ou o boné para disfarçar a correria, no caso do MI Perdomo) não estavam nada demais (até por que eu também estava do mesmíssimo jeito).

No pairar de alguns minutos de tranqüilidade no salão, entre passar as partidas e arrumar as malas para liberar o quarto, além das conversas esporádicas com o Felipe (que estava muito sossegado, pois jogar sem pressão é outra coisa) me deparei com a necessidade de tomar mais um dos meus comprimidos. Peguei um copo de água, joguei o comprimido dentro (pois era para ele ser diluído), deixei na mesinha onde estavam os chocolates e sai para as partidas. Na volta, quando peguei no copo, cadê o comprimido? E a água? Sumiu. Perguntei para quem estava ali perto e ninguém soube responder. Na hora não liguei muito, mas depois pairou a dúvida: “Será que alguém teria bebido o comprimido?”. Entre a indignação, e a vergonha, preferi não comentar nada... Até por que, eu não deveria ter deixando o copo ali. Mas fica o recado: se alguém lá do salão, bebeu uma água que estava meio doce, parabéns: Você tomou um fantástico comprimido de Fenaflan!

Voltando as partidas da última rodada (se é que é possível volta para um assunto que eu nem comecei), além do interesse sobre a partida de meu companheiro de equipe, Felipe, mais duas me interessaram: a do MI Krikor, que estava de negras, contra o GM Zambrana. Quem diria: uma Dragão. Em 2001, quando eu vi o Felipe pela primeira vez, e mais ou menos na mesma época o Krikor, eles ainda jogavam Dragão. Pois é... Bons tempos! (Até eu jogava Dragão! Bem que nesse caso, o interesse é nenhum...). A outra partida de grande curiosidade era a do GM Fier e a do MI Di Berardino. Fier, com um fantástico 8 em 8, conseguiria 100%?!

Krikor venceu. E a quem interessar possa, visite o blog do MI e veja algumas análises da partida. Por trás de um passado de Dragão do MI Brasileiro, também existia Radjabov, Karjakin, Grischuk e um leve cheiro de clorofórmio...

Já o campeão do Regina Helena, o GM Fier, não teve tanta sorte assim e acabou tendo a sua atuação fantástica parada pelo MI Diego “Acabo com a Graça, Mesxmu Meumão” Di Berardino. Mas perdendo ou ganhando, abstraindo na vida ou no tabuleiro, “Fier é Fier” (Sem intrigas, senhor Marra!). E com certeza essa atuação será lembrada pela posteridade (e, claro, pela musiquinha do PodCastle do Sigrist, mesmo sem o Fier aparentemente não conhecer: “Fier, Fier, Fier, oh, oh, ho!”).

Deixando de lado os outros atores do espetáculo, voltemos ao caso clínico do MF (agora MI! PQP! Finalmente! – nunca é demais lembrar) El Debs. No meio da rodada, em uma de minhas conversas com ele, resolvi perguntar o que ele tinha jogado já em uma “posição X”. A resposta foi um pouco “estranha” para os seus padrões: g4. É nessas horas que passa um filme em nossa cabeça... Quem diria que aquele menino bobo, que cresceu e virou MF, (e continuou meio bobo), que tentava vencer seus adversários com o “mal do século” (o tédio) estaria agora jogando pra frente? Pois é... Mas o mais surpreendente ainda estaria por vir: Felipe chegou mesmo a recusar empate (e isso ainda vai render mais pano pra manga: lembram da máxima do Leomar Borges?)!

DUAS RECUSAS DE EMPATE EM UM ÚNICO TORNEIO! É praticamente como o cometa Harley dar duas voltas seguidas na terra! Mais que isso: o cometa dar duas voltas seguidas e CAIR NA TERRA! Por que o Felipe ganhou a partida!

Só duas palavras para isso: IM-PRESSIONANTE!

Será que o recém chegado título de MI criou anti-corpos contra a reação adversa ocorrida na primeira recusa de empate, contra o MI Flores?! Pois dessa vez ele ficou impoluto e o mais importante: não abriu a boca para recusar! Simplesmente jogou... Melhor assim, Felipe! Melhor assim!

Segue os resultados da rodada:

9ª Rodada/Ronda/Round - 25/05/2008

Felipe El Debs 1 X 0 Rafael Leitão
Sandro Mareco 0,5 X 0,5 Gilberto Milos (Mareco fez sua segunda norma de GM)
Dan Cramling 1 X 0 Jose Cubas
Mauricio Flores Rios 0,5 X 0,5 Luis Coelho
Oswaldo Zambrana 0 X 1 Krikor Mekhitarian

Terminadas as partidas, e o torneio, tivemos a premiação (apesar de alguns mestres já terem ido embora): Fier campeão no Regina Helena e Gilberto Milos campeão no Mário Covas. E depois o mais difícil: arrumar o salão... E pegar as malas e dar a última olhada no corredor do “O Iluminado”. (reintero: Hotel Atlântico e não Hotel Nacional!).

Arrumada a carona para subir a serra (iríamos com o Salama, dirigindo, e com o André Diamant), tivemos uma rápida passagem no McDonald´s. E uma constatação: você nota que está ficando velho quando não consegue mais acompanhar as novidades do McDonald´s e acaba sempre pedindo a mesma coisa (ah! O bom, velho, e infalível, Quarteirão...).

Depois das despedidas, abraços e tudo mais, pé na estrada. Ou quase... Já perto de São Bernardo do Campo (e quando eu comecei a ensaiar um belo cochilo – sem ouvir o Salama e o Diamant tocando umas músicas que faço por bem não citar) o carro pára. Juro que tentei ficar quieto e fingir que não era comigo. Mas não deu certo... O carro começou a soltar uma fumaça do caramba... Conversamos com uns guardas e, depois da aula de mecânica -provavelmente tinha faltado água!- conseguimos chamar o reboque da seguradora. Nessa brincadeira perdemos mais ou menos umas duas horas. Um olhando pra cara do outro, comendo as bolachas que o cara do guincho trouxe e esperando o táxi chegar...

É, bem dizia o Leomar: “Não aceitar empate dá azar”. Mas o Felipe parecia não estar nem aí... Contando que saímos de Santos umas 4, ou 5, da tarde, fomos chegar em São Paulo, na casa do Vivaldão, meu irmão, umas 9 da noite. Demoramos já dentro de São Paulo também, pois estava havendo uma passeata... E como diria o Stanislaw Ponte Preta: “O terceiro sexo já está quase em segundo”.

Pois é. Esta foi a cobertura, in locu, do Festival Santista de Xadrez pelo Xadrez De-Pressão.

Queria deixar um abraço para todos os participantes e principalmente pra o pessoal da arbitragem: agora eu sei o quanto esses caras ralam!

Um grande abraço para todos que acompanharam e comentaram (os comentários são muito importantes!):

Taís Julião (sim! ela mesma!), Eduardo Marra (sem intrigas!), Darcy, Mário Sérgio (de Minas), Bruno Rogani (de São Carlos), Roberto (de Sorocaba), Marcel Heimar (observador perspicaz), Felipe Guerra (PQP de roda!), Ruber Ladeira (de Minas, mais especificamente de Varginha!).

E não poderia deixar de falar: desculpe pela demora nas postagens e pelos erros (e até por algumas brincadeiras). Mas a pressa e a correria, aliadas as “particularidades modernas”, acabam atrasando, e atrapalhando, um pouco as coisas.

Parabéns MI (PQP! Finalmente!- nunca é demais lembrar) Felipe De Cresce El Debs.

Por fim, como diria o Ramón (e o Geraldo Vandré): “A vida não se resume a Festivais”...

(PS: Mas já dá um bom rascunho, ou torneio!).

Grande Abraço!

Links úteis:
Blog do Fier
Blog do Krikor
Boletins do Coelho
PodCastle (Sigrist)
Site da FPX

8 comentários:

Anônimo disse...

NOVAMENTE PARABÉNS A VOCÊ AO FELIPE, QUE COMO DIZ O KRIKOR JÁ É MI DESDE O SÉCULO XVI!
SÓ PARA DEIXAR CLARO, SOU O ROBERTO DE SOROCABA, OU TALVEZ O MAIS BURRO E INFAME ALUNO QUE O FELIPE TEVE, OU TALVEZ O SEU ÚNICO ALUNO.
VIVALDO, SEUS TEXTOS OU CRÔNICAS SÃO INSUPERÁVEIS NESTE REINO DE ENXADRISTAS, COM ÓTIMA REDAÇÃO E INTELIGÍVEL, NÃO QUERENDO CRITICAR OS TEXTOS DO FIER (rsrsr)
CONTINUE, SE POSSÍVEL, NOS INFORMANDO SOBRE A TRAGETÓRIO DO FUTURO DO EL DEBS, QUE NASCEU PARA SOMENTE JOGAR XDREZ, PORÉM SÓ ELE NÃO SABE DISSO.
UM GRANDE ABRAÇO E RUMO AS NORMAS DE GM PARA O FELIPE.


EM TEMPO: A MÁXIMA DE RIO PRETO É DEMAIS (rsrsr) e o tal do Leomar também.

valeu

ROBERTO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dessa vez vou apenas elogiar! Sem pegar no pé por pequenos erros("postagens bêbado.." haha). Foi uma excelente cobertura não só desse blog como também do Coelho, Krikor e Fier. Não dá pra competir com eles na análise, mas eles não tem como competir com o talento para perceber detalhes que não estão nos livros, databases e etc..
Mais detalhes engraçados e menos teoria! hehe

E Parabéns ao agora(e até q enfim) MI Felipe El Debs!

Abraços!

Rodrigo Chaves disse...

Sem dúvida a cobertura de um torneio mais divertida que eu acompanhei.
Foi a saga do MI El Debs em busca pela sua norma! Acaba até com um final de filme, ele vencendo o Leitão!!

Masegui disse...

Vivaldo,

Parabéns, cara, você é dez e joga no meu time! Muito boa cobertura!
Um dia, quem sabe, num torneio aqui pelas bandas das Minas Gerais... se você cismar de aparecer... a gente pode se encontrar, né?
Aí, compadre, se aparecer um caboclo mais velho e com cara de capivara e te der um abraço... sou eu. Não vá pensar bobagens, sou casado e bem resolvido... um pouco mais pra lá do que pra cá, mas resolvido.
Valeu, companheiro, um grande abraço, Mário Sérgio

Anônimo disse...

Excelente cobertura, Leonardo!
Como se não bastassem os ótimos resultados e momentos dramáticos dos torneios a gente ainda se diverte com a leitura "bêbada" dos textos!
Um grande abraço,
Roberto Stelling

Anônimo disse...

How can i remove windows xp from my laptop and reinstall windows Me -the laptops first software?
I have recently bought a in use accustomed to laptop that is old. The person I had bought it from had installed windows xp on it, indeed yet it from the word go came with windows Me. I fall short of to remove the windows xp because it runs slows on the laptop because it takes up more tribute than the windows Me would. Also I wish to massacre windows xp because it is an wrongful copy. So when I tried to ass updates on it, windows would not initiate updates because the windows xp is not genuine. [URL=http://onssiyd.hostific.com]aida district council[/URL]
----------------------------------------------------------------------

Answers :

It's best to take one's leave of [URL=http://rxoeayp.hostific.com/people-rating-by-disposition-and-honesty.html]people rating by disposition and honesty[/URL] Windows XP and good upgrade your laptop. It's much better. [URL=http://picdemi.hostific.com/kauapea-beach.html]kauapea beach[/URL] Except for, Windows XP is scheme [URL=http://rnnvevj.hostific.com/rv-toilet-parts.html]rv toilet parts[/URL] more advisedly then Windows Me. Windows Me is out and tons programs that can run with XP, can't [URL=http://kqieuec.hostific.com/mixed-oil-wrestling.html]mixed oil wrestling[/URL] vamoose with Me.
------------------------------
all you participate in to do is addition the windows me disk into the cd drive. then reboot your laptop, when the black [URL=http://ltufakb.hostific.com/james-c-strozier.html]james c strozier[/URL] shield with all the info comes up and when it asks u to boot from cd [URL=http://kqieuec.hostific.com/mixed-sexfight.html]mixed sexfight[/URL] chance any key when it tells you to then inaugurate from there !!! I RECOMEND SINCE ITS AN ILLEAGLE IMITATION TO WIPE [URL=http://onssiyd.hostific.com/immigration-help-centers-bellingham-wa.html]immigration help centers bellingham wa[/URL] OUT THE [URL=http://zgllmuz.hostific.com/jessica-mcclintock-outlet.html]jessica mcclintock outlet[/URL] TOTAL MAGISTERIAL PUSH WHEN IT ASKS YOU WHICH UNDENIABLE [URL=http://zanqmez.hostific.com/mjaa-torah-observant.html]mjaa torah observant[/URL] PUSH TO INSTALL IT ON. THEN UNITE ALL THE UNUSED SPELL ON THE INSINCERE [URL=http://ltufakb.hostific.com/james-hampton-bodybuilder.html]james hampton bodybuilder[/URL] FLINTY CONSTRAIN ONTO A BRAND-NEW DOCUMENTATION SITE, IT WILL LOOK LIKE C:/ Exposed or something like that

Anônimo disse...

Tender-hearted prostatic hyperplasia, commonly known as BPH, is an enlargement of the prostate area. It is more rampant in older men. As men are comely more critical wide health issues, they rig out to medical treatment instead of BPH. Dutas, a generic appearance of Avodart([URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/shedding-on-avodart.html]shedding on avodart[/URL] [URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/avodart-and-psa.html]avodart and psa[/URL] [URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/medication-avodart.html]medication avodart[/URL] [URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/generic-avodart.html]generic avodart[/URL] [URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/avodart-generic.html]avodart generic[/URL] ), has been proven as an moving treatment of BPH. BPH and its symptoms that adversely affect the grade of lifestyle can be treated successfully by Dutas. The essential indication of BPH is the frequency of requisite to urinate. This occurs usually at evening but then progresses to the need to urine again entirely the day. BPH sufferers subsequently tell of a reduction in aptitude in urine stream. Bother accompanies this reduction. A medical doctor should direct testing to determine if BPH is the source of the symptoms. The effectiveness of Dutas is bring about in the chemical coalesce Dutasteride. This efficacious ingredient is an alpha-reductase 5 inhibitor which impedes the conversion of testosterone into dihydrotestosterone (DHT). DHT is considered a effective technique of testosterone. BPH symptoms vanish once the conversion is interrupted. Dutas has been set to be effective in BPH instead of many sufferers. Prescriptions finasteride and finasteride has been shown to at best curb a person isoform of alpha redictase 5. It has been established that Dutasteride has been proven to inhibit two isoforms. Dutas audibly appears to fix up with provision the best treatment at one's disposal seeking BPH. Dutas make be entranced as directed with some precautions. Erectile dysfunction and decreased genital libido are the most commonly reported side effects during routine of Dutas. Gynecomastia or enlargement of virile titty combination is another practicable side effect. Additionally, women who are pregnant or women disappointing to become expectant should not be exposed to Dutas; developing virile fetuses can be adversely niminy-piminy by these inhibitors. Dutas can be engaged wholly the skin so significant suffering should be exercised notwithstanding pregnant women or women second-rate to be proper pregnant. Another side power of Dutas is a favourable one. Some men bear reported braids replenishment while fetching Dutas. BPH can be treated through discussing medications and feasible side effects with a medical professional. Dutas can specify competent treatment of BPH. A worry-free, potent subsistence is successfully worth the effort.
[URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/finasteride-prostrate-shrinking-avodart.html]finasteride prostrate shrinking avodart[/URL]
[URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/the-lowest-price-for-avodart-0.html]the lowest price for avodart 0[/URL]
[URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/costco-avodart.html]costco avodart[/URL]
[URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/casodex-and-avodart-together.html]casodex and avodart together[/URL]
[URL=http://jeqpqpv.1freewebspace.com/prostate-cancer-and-avodart.html]prostate cancer and avodart[/URL]