segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Jogos Regionais - Jaboticabal - 2008 (2° Parte): Impressões e Depressões

Ouvindo: AC/DC (Álbum Back in Black – o melhor da banda!)
Frase do dia: "Atiramos o passado ao abismo, mas não nos inclinamos para ver se está bem morto.". (Willian Shakespeare)

A idéia, como de costume, era fazer comentários rodada por rodada, dia por dia, partida por partida (isso é bem mentira), refeição por refeição e etc. Contudo, depois de mais de um mês (dois meses, na verdade) de atrasado, eu comecei a ter certeza que fazer uma coisa dessas seria impraticável. E olha que eu até cheguei a tentar. Mas a coisa não fruía... Então, como fazer?! (comofas/ - internetês+miguxês = tiopês). Foi então que, durante um banho, tive uma epifania (ou teria sido um choque no chuveiro? Bem, não importa!).

Assim como a primeira parte (que trouxe um dossiê de cada integrante da equipe) o balanço desses jogos será feito da mesma forma: O que cada um fez (ou não) em prol (ou não) da equipe (e dele mesmo... ou não)! Evidentemente que vou deixar minhas impressões (e suas correspondentes depressões) sobre os Jogos em Geral, mas vamos fazer de uma forma rápida e indolor para todos nós. Certo? Posso contar com sua colaboração?! Então está certo... Vamos lá (E como já falei de fatos anteriores ao torneio, e até mesmo da cidade de Jaboticabal, vamos aos personagens):

- Jayme Augusto Cicogna Gimenes: Como falei anteriormente (na 1° parte) o Jayminho não foi. Mas ficou na torcida! Seria impossível não citar o “Doutor”, pois a conversa que ele teve, com o Vivaldão, antes da 1° rodada, confirmando que não vinha, foi curiosa. Reproduzo aqui o que imagino que tenha sido (pois só ouvi a voz do Vivaldão, que falava com o Jayme, pelo telefone):

“- Ô Jayme, é o Vivaldo. Tudo certo?
- Tudo certo! E aí?!
- Tudo bem! Então, você vai jogar?!
-Não.
- Nem um dia?
-Não.
Então você não vem, nem pra ver?
- Não.
- Tá bom.
-Não.
-...”.

Perdoem a “licença poética”. Mas se não foi essa a conversa, exatamente, foi bem perto disso. Ou pelo menos, poderia ter sido! No mais, o Jayminho, claro, fez falta...
Nota: 10 (Quem não ajuda não atrapalha! Brincadeira, claro!).

- Fernando César Frare: “E se não fosse a cana?”. Se não fosse a cana o Neb teria jogado todos os dias, provavelmente. Mas, devido ao seu ofício na já famosa fábrica de cana, sua participação foi reduzida em apenas três partidas: Um empate com o Name (Ribeirão Preto ad infinitum) em que ficou COMPLETAMENTE PERDIDO, mas teve seus méritos pelo empate, pois em certa posição jogou baseado mais no que ele “achava” - e acabou achando certo - que o Name não iria fazer (e, convenhamos, deduzir o que o Name vai -ou não- fazer, é um trabalho árduo!). Conhecer o adversário, às vezes, faz a diferença. Uma vitória contra o Chico-Xadrez (Jaboticabal) e, por fim, um empate com o sulista Gilmar Egorrof (Sertãozinho). Não, não é Strogonof, nem Engov, muito menos "Ing´offman". Por favor, não façam essa(s) piada(s). Isto aqui, ainda, é um blog, mais ou menos, sério. Fica aqui, então, o nosso mais carinhoso abraço ao amigo Neb que, mesmo acordando às 5 horas da manhã, e sentido todo dia o cheiro fétido daquela Usina lustrosa, ainda sim, em um esforço sobre-humano, consegue arrumar um tempo para ir jogar. Este homem, realmente, não poderia trabalhar em outro lugar: ele praticamente assovia e chupa cana! Neb: Ir buscá-lo na fábrica era um prazer (curiosidade: em frente a onde ele trabalha tem uma lagoa com várias capivaras).
Nota: 7,0 (sEEEte!!!) (3 pelo esforço; 3 pelo xadrez e 1 pela Cana).

- Fernando Vicente Vivaldo: Bem que merecia mais um apelido: Romário. A folga é a mesma, mas o nosso não anda fazendo Gol e, ainda sim, quer o abraço! Vivaldão quase não foi jogar e, mesmo depois que se decidiu por ir (justiça seja feita: depois que ele CONSEGUIU PODER IR), resolveu que iria ficar em Matão. Nada de alojamento! Queria aproveitar os ares maternos. O engraçado é que ele decidiu tudo isso sozinho, sendo que o motorista era o Felipe. Como sempre, temos o Vivaldão prezando pelo bom senso e pela democracia (ah! os Direitos Humanos!). A participação do Vivaldão foi... é... foi mais ou menos (“-Pífia.”, Fernando César Frare). Um dos piores Jogos Regionais disparados pela Besta dos Estepes (como era conhecido no extinto exército vermelho): fez 3,5 em 7 (-2 = 3 +2). Vários fatores poderiam ser diagnosticados para explicar o mau desempenho do Vivaldão. Não citarei nenhum.
Nota: 4,72 (1,0 pelo esforço de ir; 1,75 por ter ficado 2 dias no alojamento e 2,0 pelo xadrez).
(obs: 4+7+2 = 13. Por motivos óbvios!).

- Felipe El Debs: Um enxadrista motorista ou um motorista enxadrista?! Felipe continua firme: alçando ao nível de MI e, concomitantemente, ao de piloto de teste da Minardi (especializada, agora, em corrida de pigas). Fez respeitáveis (-1 = 0 +6). A única mácula que houve na performance do menino foi a derrota, de pretas, para o MI argentino Lucas Liaskovitch, pela segunda vez, em mais uma sangrenta variante das trocas da defesa eslava. Da próxima vez Felipe promete jogar algo mais tranqüilo e não tão complexo, como um Gambito Albim ou mesmo uma indo-Benoni. É isso aí Felipe! Para que ficar entrando nessas loucuras, não é mesmo?! Um conselho? Eu acho que a Belle -namorada dele- deveria ir todos os dias. Depois que ela chegou, ele não perdeu! Por último, ressalto a paciência e bom humor do Jovem Mestre, quando, em uma das noites, se deixou guiar por mim, dentro de Jaboticabal. Apesar das “bibocas” em que fomos parar, ele teve o espírito esportivo de não me mandar descer do carro (na verdade ele mandou, mas o Filipe Guerra convenceu ele do contrário). É nóis.
Nota: 8,0 (7,0 pelo xadrez e 1,0 pela paciência).

- Filipe Tella Guerra: Nosso Terapeuta Ocupacional não jogou nenhuma, mas, como sempre, foi o que mais “faturou” em Jaboticabal: Bebeu todos os dias; Desfrutou todos os dias da compania do Seu Mário no Alojamento; Burlou todos os dias a “segurança” do cordão de isolamento das partidas; tomou 4 banhos todos os dias; em suma: Viveu uma rotina normal TODOS os dias. Quando ele vai a gente, definitvamente, não ganha. Mas dá risada. Portanto, Filipe: na próxima, na vá. Contudo, Filipe foi, nos dizeres do físico Stephen Hawking, o Observador Perfeito. Sem Filipe, teríamos perdido algumas pérolas, tais como:
- As frases que o seu Mário inventava para fazer o torto: “Cardume do peixão” e “Carnificinas analis” foram as mais pedidas;
- As aventuras juvenis do Seu Mário. Impublicáveis;
- Novamente, os conselhos “de vida” do Seu Mário. Quem olha aquele senhor, avô já!, não imagina o que se passa naquela cabecinha;
- O Pão duro que amanheceu, misteriosamente, do lado do Seu Mário;
- As havainas azul que aparecem no lugar do chinelo do Seu Mário. Seu Mário jura que alguém entrou no quarto e trocou as havaianas dele por aquelas!;
- A festa que arrumou pra gente ir, na Sexta-Feira.

Nota: 2 (2! Só dois?! É, só dois! Por que se não fosse ele, não era troféu de 2°!).

- Mário Silas Biava: Antes de mais nada, leiam o comentário que fiz sobre o MB, nos Jogos Regionais do ano passado:

“Faz muito tempo que ficamos forçando o MB a jogar. Acho que a questão não é só MB jogar, ou não jogar, mas a sua presença. O efeito (placebo, talvez?) de apenas ver o vulto sacrossanto da figura mor do xadrez Matonense está em um plano superior a uma mera participação nos tabuleiros. É algo transcendental, e que não pode ser mensurável em uma simples partida...”. (VIVALDO, L. Jogos Regionais 2007 (Barretos), in XADREZ DE-PRESSÃO, 2007).

O que dizer?! Mais uma vez o marreco (não, não é o Mareco, MI Argentino!) morreu pelo bico. MB foi não só o nosso maior destaque (junto com o Felipe, claro), mas o jogador que fez a diferença (enquanto os Vivaldos afundam a equipe). Nas palavras do próprio MB, para um jornalista local: “Pois é, eu tive que jogar bem! Olhava pra trás e via as duas mulas perdendo! Tinha que ganhar!” (+5=0-1). O que vou falar?! Nada. Abaixo a cabeça e fico quieto. Até porque, ver o Véio no alojamento, jogando bem e, mais que isso, com aquela toca que ele arrumou... Ah! Isso não tem preço! Quem quiser ver as partidas do mestre, segue o link: Mário Biava ensina Xadrez aos Moços! (agradecimentos especiais ao Jayminho Gimenes, pela iniciativa!).
Nota: ∞ (...)

- Leonardo Vicente Vivaldo: Logo que comecei este espaço (ou blog, como queiram), nunca soube muito bem como classificar o que fazia. Seriam reportagens? Literatura? New Journalism a la Truman Capote? (que ele me perdoe). Ou uma mistura de Macaco Simão com Paulo Henrique Amorim? Ou, quem sabe, um Boletim? (“óia o buletim!” História que será contado em momento oportuno. Salve Bacaxi e Fábio Gimenes!). Seriam crônicas? Respondo: não tenho a menor idéia. Mas alguma coisa, nesse meio tempo, foi se perdendo... E, pasmem, não foi só meu ridículo rating FIDE (ainda que isso seja uma conseqüência do motivo). Assim, como Brás Cubas que se dizia um “defunto autor” e não um “autor defunto”, pois (momento vestibular! Fuvest 2008) antes de qualquer coisa é defunto (Só do outro lado do “mistério” é que ele se lembrou de escrever as suas memórias) eu também poderia dizer que sou um “autor (para não entrar em definições outras, tais como cronista, vagabundo, escritor, etc) enxadrista” e não um “enxadrista autor”? Talvez, mas depois desses Jogos notei duas coisas: Mal jogo xadrez e, ultimamente (como o atraso se fez perceber), quase não tenho tempo de escrever aqui. É nessas horas que me vem a célebre frase do eterno mestre Canarinho: “É, aqui, Gabriel, você jogou feito um idiota!”. Se Filipe foi o fator extra-tabuleiro que fez com que ficássemos em segundo, eu e meu irmão fomos o fator intra-tabuleiro que fez com que ficássemos mesmo em segundo (não, isso não foi um elogio. Muito pelo contrário). Acredito que tive dois pontos altos neste Jogos:

- Depois que empatei uma partida que ganhava em um, “me saquei” da equipe;

- Depois de perder uma partida completamente ganha contra Ribeirão (L. Jukemura), “me saquei” do mundo e fiquei cerca de 5 horas sem falar com ninguém.

Aliás, falando em Ribeirão, acredito que essa partida tenha sido uma das piores besteiras que já fiz no tabuleiro. Mas, olhem só, talvez a MAIOR que eu já tenha feito foi também em um Jogos Regionais, em 2005, contra a Cidade de Sertãozinho, jogando contra o Paulistinha. Tomei mate de Torre e Rei contra Torre e Rei. E naquela ocasião, quem pulou no pescoço do vitorioso depois do meu fracasso? O Álvaro Aranha. E Dessa vez, contra o Jukemura, quem vocês acham que comemorou novamente assim? O Aranha... Eu poderia dizer que o “olho gordo” do Aranha é algo fora do comum, mas alguém poderia retrucar “não seria a TUA ruindade que é fora do comum?!” e eu, mais uma vez, ao exemplo do comentário do MB, ia ter que baixar a cabeça... Abraço pro Aranha (na próxima eu te pego lá fora! Brincadeira – mas não muito...). Ainda bem que eu tenho os amigos da equipe, o primo pra dar uma força, a Laís pra conversar (Fico devendo várias! Valeu! Mesmo! \0/) E, convenhamos, receber uma consolação do Name recitando Gonçalves Dias faz a gente repensar melhor nas coUsas. “E o resto é passado”:

[...]

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

II

Um dia vivemos!
O homem que é forte
Não teme da morte;
Só teme fugir;

[...]

Nota: 3,1415... (Não tem explicação).

- Segue as Rodadas do Certame (quem vai olhar isso?!):

1ª Rodada (07/07/08)
No Name Total Result Name Total
1 Sertãozinho 6.5 X 1.0 Guaíra
2 Barretos 0.5 X 7.0 Matão
3 Franca 7.0 X 0.5 São Joaquim da Barra
4 Jaboticabal 3.0 X 3.0 Ribeirão Preto

Resultados - 2ª Rodada (o8/07/08)
No Name Total Result Name Total
1 Guaíra [1.0] 1.0 X 6.5 Ribeirão Preto [3.0]
2 São Joaquim da Barra [0.5] 0.5 X 7.0 Jaboticabal [3.0]
3 Matão [7.0] 3.0 X 3.0 Franca [7.0]
4 Sertãozinho [6.5] 6.5 X 1.0 Barretos [5.0]

Resultados - 3ª Rodada (08/07/08)
No Name Total Result Name Total
1 Barretos [1.5] 1.5 X 6.5 Guaíra [2.0]
2 Franca [10.0] 2.0 X 5.5 Sertãozinho [13.0]
3 Jaboticabal [10.0] 2.0 X 5.5 Matão [10.0]
4 Ribeirão Preto [9.5] 7.0 X 0.5 São Joaquim da Barra [1.0]

Resultados - 4ª Rodada (09/08/08)
No Name Total Result Name Total
1 Guaíra [8.5] 6.5 X 1.5 São Joaquim da Barra [1.5]
2 Matão [15.5] 2.0 X 5.5 Ribeirão Preto [16.5]
3 Sertãozinho [18.5] 3.0 X 3.0 Jaboticabal [12.0]
4 Barretos [3.0] 0.5 X 7.0 Franca [12.0]

Resultados - 5ª Rodada (10/07/08)
No Name Total Result Name Total
1 Franca [19.0] 7.0 X 0.5 Guaíra [15.0]
2 Jaboticabal [15.0] 6.5 X 1.0 Barretos [3.5]
3 Ribeirão Preto [22.0] 1.5 X 6.0 Sertãozinho [21.5]
4 São Joaquim da Barra [3.0] 0.5 X 7.0 Matão [17.5]

Resultados - 6ª Rodada (10/07/08)
No Name Total Result Name Total
1 Guaíra [15.5] 1.0 X 6.5 Matão [24.5]
2 Sertãozinho [27.5] 7.0 X 0.5 São Joaquim da Barra [3.5]
3 Barretos [4.5] 0.5 X 7.0 Ribeirão Preto [23.5]
4 Franca [26.0] 3.0 X 3.0 Jaboticabal [21.5]

Resultados - 7ª Rodada (11/07/08)
No Name Total Result Name Total
1 Jaboticabal [24.5] 6.5 X 1.0 Guaíra [16.5]
2 Ribeirão Preto [30.5] 6.0 X 1.5 Franca [29.0]
3 São Joaquim da Barra [4.0] 6.0 X 1.5 Barretos [5.0]
4 Matão [31.0] 5.5 X 2.0 Sertãozinho [34.5]

Classificação Final
(Na ordem: Place/ Name/Score/ Minor/ Berg).

1) Sertãozinho (36.5/ 16.5-6.5/ 778.75)
2) Matão (36.5/ 16.5-6.5/ 765.00)
3) Ribeirão Preto (36.5/ 16.5-6.5/ 760.75)
4) Jaboticabal (31/ 12.5-7.5/ 609.50)
5) Franca (30.5/ 12.0-9.5/ 568.25)
6) Guaíra (17.5/ 8.5-16.0/ 263.00)
7) São Joaquim da Barra (10/ 6.0-18.5/ 150.75)
8) Barretos (6.5/ 3.5-21.0/ 160.50)

Pra terminar, FINALMENTE! Não agüento mais!, é preciso dizer que a disputa destes Jogos foi "brochante". Essa idéia de dividir em "séries" é bizarra. E terminar o torneio com três equipes empatadas em 1°, deixando a vitória nas mãos da "roleta eletrônica" (Aranha) é pra lá de chato. Se olharmos bem, nós (Matão) tivemos azar em ficar em 2°, no desempate, mas tivemos sorte em ficar em 1° para o desempate (não jogamos grande coisa! Aliás, não jogamos NADA!).

Bem, é isso aí. Terceiro segundo lugar seguido.
É NÓIS! SEGUNDÃO!

Lembranças para: Laís, Júnia, Tekinho, Rafael Pimentel, Eduardo "Frutal", Grego, Álvaro Aranha, Lindolfo Silva, Gabriel Name, Macri, Luismar, Vanessa Gazola, Modesto, Marius, Paulistinha, Scooby, Serginho, Evandro, Alemão, Vanderlei, Ruy, Bruninho, Mazão, Eliane, Juçana e Renato Andrade.

(e agora chega que ninguém agüenta mais!)

Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

Genius!!

O publico pede que vc arranje mais tempo para escrevrer, em doses homeopaticas apenas aumenta a sede.

Bjs!