sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Xadrez de Empatação - Felipe El Debs é Campeão Paulista do Interior!


---------------------------- O Campeão -------------------------------------

Se você veio até aqui na vã esperança de encontrar certo Xadrez De-Pressão, por favor: dê meia volta, pois está no lugar errado. Esse aqui é:

Controle Total de Casas. NÃO jogar e NÃO deixar jogar: Assim é o meu xadrez atual: EMPATAÇÃO.
Tranqüilidade e Renúncia: Assim é a vida atual (de um monge Zen-Budista): Abstenção.
Particularidades “modernas”?!
Neste mundo o xadrez, o Zen-Budismo, e os fatos se misturam... Um caleidoscópio vivo, Onde EU, o Zen-Budismo, e o xadrez se misturam... O XADREZ DE EMPATAÇÃO.


É digno de nota que a epígrafe que foi exposta no primeiro post deste blog, e que de certo modo sintetizou todo a metafísica que vem permeando este espaço, até agora, deveria ser trocada (Assim como a definição do Blog, lá em cima).

Ao invés de “Lasciate ogni Speranza voi que entrate” (“Deixai para trás, toda a esperança, vós que entrais!” – Divina Comédia, na porta do inferno. Título do Primeiro Post!) teríamos agora que usar “Para que lutar se, no fundo de nossas almas, nossos corações almejam simplesmente o empate?” (do filósofo e pensador russo Anatoly Karpov).

Feito a gracinha (não foi engraçado?!), vamos falar sério. É isso mesmo: falar sério. Não estou com a mínima paciência para escrever. E isso não vai tornar o texto mais engraçado. Você não vai encontrar aqui piadas feitas pelo meu mal humor. Minha vontade é sair chutando tudo que vejo na minha frente, incluso este computador que agora recebe furiosamente minhas batidas (descompassadas) sobre o teclado. Se brincar, sobraria até para você que está lendo esse texto. Não, brincadeira. Não é pra tanto. Acomode-se, puxe uma cadeira, sente aí. Aceita alguma coisa?! Uma água, um refrigerante, ou quem sabe, um EMPATE?!

Por mais que um blog seja algo pessoal, e este aqui é até bem mais do que isso, se algo assim for possível, pois é algo completamente parcial, tendencioso, e digo mais, insuportavelmente subjetivo, sempre tento trazer algo da realidade que tão rarefeita me circunscreve... É a impressão de um amigo, uma homenagem, uma notícia (por mais bizarra que seja o modo como ela é apresentada) etc. Mas hoje, dessa vez, desculpe, mas quero roubar toda a cena. Meu ego ferido, que às vezes passa por inchado, quer falar...

Que vontade de mandar tudo para o espaço... Inclusive, e principalmente, este post. Zen-Budismo, eu vou falar o que é Zen-Budismo...

Jogar em Americana é bom. Foi lá que fiz meu primeiro bloco FIDE... Bons tempos. Foi, deixa-me ver, ano passado... Mas convenhamos que ir de ônibus, e acordar cedo, aí já é palhaçada. E dessa vez foi assim.

E o Hotel Nacional? Ah, o Hotel Nacional! Bom café da manhã. Boa cama. Mas odeio, odeio muito, aquelas janelas gigantes! Será que ninguém percebe que algumas pessoas gostar de dormir no escuro e não no claro, feito bêbado de praça (nada contra a classe, muito pelo contrário!)?

E o Porco Ladro do meu irmão que ligava de meia em meia hora para encher o saco! Que vontade de desligar na cara dele, mas claro que a gente não faria uma coisa dessas...
Por algum motivo bizarro, quase mágico até, ele não consiguia falar com a gente.

Para aqueles que ainda não sabem: Felipe “Peludo” El Debs foi o Campeão! E não vou colocar aqui que foi pelo desempate, (mais empate, Porco Ladro!) como fizeram questão de colocar todos os outros sites onde li a notícia. Foi Campeão e ponto! E o ponto é de exclamação!

É isso aí El Debs! Pra cima deles! Agora, com licença, deixe-me voltar a reclamar!

Talvez, algumas pessoas (das poucas que lêem esse blog) não devem estar entendo muito bem o que está acontecendo, o porquê eu estou tão bravo. Outros (dos outros poucos que lêem esse blog e que sabem o que aconteceu) devem estar se perguntando: “Por que ele está assim? Não foi o torneio perfeito? Teria Gandhi planejado uma resistência tão sublime? E Kant e a Paz Perpétua? Ele (Vivaldinho) não vai alçar aos céus depois de uma dessas? ” .

Sinceramente?! Pro diabo a Paz Perpétua! Gandhi não teve coragem de pegar em armas?! Problema dele! Alçar aos céus?! “Eu quero é ter tentação no caminho”(Toca Raúúúúúl!).

Fiz minhas contas e nas últimas 9 (isso mesmo, transcrevo para não existir dúvidas: NOVE!) partidas que joguei, empatei todas! Ou seja: Foram seis empates no Paulista do Interior! Eu poderia ficar aqui, relembrando rodada por rodada, partida por partida, mas a única coisa que me vem à mente é a mesma coisa: “Ofereço empate! Tablas? Empate? ”!!!

Fico até pensando se esse meu xadrez não seria uma visão, uma profecia do xadrez do futuro: “Não mapearam a dama e descobriram que é empate?! Então, no xadrez também! Como vocês ainda não descobriram isso, mas eu já, só estou me adiantando...”. Ah! Touchè!

Está bem, não colou. Mas e daí? Para quem passou o final de semana todo repetindo “Eu perco, mas não empato!” e fez o que eu fiz, qual o problema? Bons tempos onde eu vivia ganhando partida por meio de golpinhos... Era feliz e não sabia!

Sabe, de tudo isso, existe um ponto positivo:

Feche os olhos. Imagine um homem, semi-gordo, vestido com camisa de manga comprida, calça social, e tênis da pênalti. Agora imagine esse mesmo homem chegando num torneio, onde estivesse um mestre que fosse, digamos, um pouquinho avesso ao comunismo. Esse homem tira quatro dados do bolso, joga sobre o tabuleiro do mestre, coloca um chapéu russo e começa a gritar: KGB! KGB! Kremmling!

São esses tipos de coisas que passam pela cabeça do talentoso (tanto enxadristicamente, quanto maliciosamente) Eugênio, de São Carlos. E uma cena dessas, ainda que de forma onírica, não é um ponto positivo?!E até porque, isso seria mais ridículo, não?!

E o nosso amigo Marcel, também de São Carlos, fazendo o desempate (empate de novo? É mesmo o Porco Ladro!) à mão (!!!) para saber se tinha fica na minha frente, ou não. E ficou. Não é também ridículo?! Nem vou xingar, porque não adianta... Eu mereço mesmo.

Só para constar, na volta ficamos na rodoviária vendo o jogo do Brasil que empatou (P.Q.P! Mais empate! Mais empate!) e no ônibus uma mocinha muito bonita sentou do meu lado e até trocamos umas palavrinhas, bem animadas, mas eu estava com tanto sono que virei para o lado e dormi. Sai no 0 x 0 !!!

Não tenho mais nada a dizer. Como diz aquele filme do Evandro Mesquita: “Não quero falar sobre isso agora”. Talvez um dia eu consiga entender, e discutir, a façanha de empatar TODAS as partidas de um torneio. Logo eu que “perco, mas não empato!”.

Ah, o Frare-Neb (sem o "e" no final, porco ladro!) foi também...

Fiquem com a galeria de fotos do torneio. E para me defender, o pensador Brasileiro Galvão Bueno:

“Depois da derrota, o pior resultado é o EMPATE.”

(E olha só: agora está outorgado. Sou o Escriba OFICIAL do CLUBE DE XADREZ DE MATÃO. Ou seja: sou o Secretário da nova diretoria. E tome ata! Aliás, esse post foi meio sem graça não é?! Digamos que ficamos no meio ponto -!!!).

Até mais.
Forte Abraço.









(já ia me esquecendo- para variar:

"Black chose a new plan of defence, 9... De8 folloed by transferring the Bishop to c7, in the game Tseitlin Mikh.- Ritz. But it led to rather a constrained position for him, where the inappropriate positioning of the Blcak queen manifested itself. Capturingon d4, followed by a 'siege' of the e4 pawn, provides Black with extra possibilities. This happenesd, for exmple, in the game Petrushin - Savon and Van Mil -Tukmakov" do livro SECRETS FROM RUSSIA- Chess analisy theory, 1993, editor chefe Anatoly Karpov, pág. 161 como queria a Laís!!! rs Pensou que eu não iria colocar, não é? Mas como diria o Leoni: "Garotos nunca dizem não". Para entender melhor, rume até o blog MINHA NOVA ERA, o link está aí do lado!).

4 comentários:

Marcel Utiyama disse...

Mto empate hein!!
mta loucura!!
fomos tolhidos nos abertos hein...
uma pena..
e minha ma fase nao acaba! haha
flw grande abraço!

Anônimo disse...

Atualiza q da gosto!!
Bjs!

Anônimo disse...

Just want to say what a great blog you got here!
I've been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

Thumbs up, and keep it going!

Cheers
Christian, iwspo.net

Anônimo disse...

Oi gente!simpatizei muito o vosso fórum!
Vejam tambemna minha pagina em http://www.rivapokerbonus10gratis.pokersemdeposito.com/
, sobre jogar poker texas hold em!
Cumps