sexta-feira, 21 de março de 2008

Matão Again! Campeonato Paulista Inter Clubes 2008 (Parte II)

2° Final de Semana – Afraid Too Shoot Stranger

Depois de uma semana para descanso e “preparar” que serviu justamente para não descansar e não preparar, retornamos a "Terra da Garoa " sem garoa. Desta vez a quilometragem seria computada na parte da manhã e apenas entre eu e o Frare. Enquanto isso, em São Paulo, Vivaldão e Pelúcius hibernavam feitos duas lontras obesas.Depois de muito dormir e babar no ônibus (apesar de uma molecada chata não parar de falar), eu e Neb, chegamos a São Paulo. Logo já estávamos acordando as mulas paulistanas...Assim que almoçamos como de costume no... Aquilo lá seria um bar, uma padaria ou um restaurante?! Bem, em fim, não importa... Almoçamos no estabelecimento comercial em baixo da casa do Vivaldão e partimos, rapidamente, até o Esporte Clube Pinheiros (Sem fila, sem stress, podendo andar em todo o clube e o mais importante: com um bar lá dentro!).

5° Rodada (08/03/08)

C.X. Matão X C.X. Santos - Seventh son and Seventh Son

Caim matou Abel. Esaú e Jacó só brigavam. Por outro lado, Páris e Heitor se adoravam tanto que este último praticamente morreu pelo outro (que, aliás, o vingou depois). Jacob e Wilhelm Grimm (Aqueles, dos Contos) viveram, e trabalharam, quase toda a vida juntos. Larry e Andy Wachowski produziram o sucesso Matrix. Augusto e Haroldo de Campos fundaram as bases para o Concretismo. Donald e Robert Byrne fizeram, junto com Fischer, frente a elite do xadrez mundial jogando, juntos, na equipe dos EUA. Mas o que isso tem haver com o match?! Tudo.

Quem diria que aquele menino que preferia queimar Comandos em Ação e Tartarugas-Ninjas no sol ao invés do de ficar vendo, ou jogando, uns cachorrinhos em um quadrado com seu irmão mais velho iria acabar, exatamente, nesse(s) quadrado(s)? (Até por que, não existe Campeonato de Comandos em Ação. Não que eu saiba...).

Pois é... “Família, família, cachorro gato e galinha” e digo mais: Irmãos! E mais ainda: Dois Irmãos! (aliás, nome de um Livro do escritor Amazonense Milton Hatoum que, pasmem, o Felipe leu!).

Uma coisa é ter vários irmãos. Uma coisa é ter uma irmã. Outra coisa, completamente diferente, é ter só UM irmão. E eu tenho essa... Essa... Dádiva (?). É mais ou menos, para encurtar o papo, como receber um tênis Dal Ponte, aqueles de futsal, de presente: você pode até reclamar, mas precisa dele, pois só terá ele para jogar (ou conviver...).

Deixando o sentimentalismo fraternal de lado, a verdade é que (Peço, de antemão, desculpa as moças de família, aos defensores da moral e dos bons costumes, mas eu não poderia expressar-me, verdadeiramente, de outra maneira que não...): A FAMÍLIA FODEU A EQUIPE!
Um dia Caim mata Abel... Um dia Esaú e Jacó Brigam definitivamente... Um dia Heitor morre por causa de Páris... Um dia Augusto de Campos não consegue mais acompanhar Haroldo de Campos... Um dia os Vivaldo´s FODEM COM A EQUIPE!

Desastres da natureza (e de natureza) acontecem. E assim foi. Depois de muito tempo com a família sempre pontuando (nem mesmo que fossem míseros 0,5 pontos) o que mais temíamos aconteceu: FODEMOS A EQUIPE!

(Recapitulando os termos já usados até aqui:
FODEU, FODEM, FODEMOS).

Poderia acabar a quinta rodada por aqui, mas, vamos lá: El Debs venceu Assumpção e Frare a Leonardo Bispo. Eu, com o MI Coelho (consultor para ssuntos amorosos), depois de escolher a abertura como meu “nazo” (que não é pequeno) consegui equilibrar no meio-jogo, mas, depois de um surto alucinógeno em que achei que perdia uma peça, acabei perdendo mesmo. Minha demência, em certas situações, chega a ser embaraçosa. E nem vou ficar reclamando sobre isso, aqui, por que senão eu faria um post novo... Vivaldão (em uma abertura suspeita) perdeu para Sega um final de bispo de cores opostas, que, como reza a lenda, continha boas chances de empate. A derrota se explica por um fator simples: Vivaldão teve, na infância, um Super Nintendo e não um Sega, sendo assim, não conseguiu resolver os problemas do console, digo, da partida (e quem achou a piada ruim vá para o raio que o parta!).

Estávamos meio ponto atrás de Santos... (A foto está ruim por que foi tirada com o meu celular. Aliás, eu e o Vivaldão não estamos na foto por motivos óbvios. Apesar de que nossa presença foi sugestionada na posse dos galãs).

6° Rodada (08/03/04)
C.X. Matão X Hebraica-
The Thopper

Enquanto, por consenso geral da equipe, e felicidade geral do Véio Zizo (brincadeira!), firmávamos o empate em todos os tabuleiros com a equipe da Hebraica, a intriga se complicava. Santos jogaria contra Pinheiros e nossa torcida, claro, era insuportavelmente descarada para o pessoal do Pinheiros. Eu e Neb, apesar disso, fomos para o bar e voltamos só no finalzinho...
Nesta altura, Santos já mandava um acachapante 2,5 a 0,5 em cima do Pinheiros, sendo que a última partida, a do MI Coelho contra o MI Herman Claudius, estava completamente ganha para o primeiro. Depois de muitas reviravoltas (eufemismo, pois não posso falar “baraiadas” entre dois MI´s) a partida chegou ao singular diagrama:



Pois é. Vale a pena ver de novo. O MI Coelho bem que tentou, mas não conseguiu (re)inventar na posição de Lucena. Possivelmente, no torneio, este foi o seu maior sucesso, pois, aparentemente, conseguiu (re)descobrir, em cima do tabuleiro, 300 anos de teoria!

(em tempo: Adianta dizer para o pessoal levar os últimos comentários na esportiva?! Sejam cavalheiros e não só mais uns cavaleiros!).

À noite, pizza com o Quinto Elemento e amigos. Para descontrair Vivaldão Show (animando, agora, também festas de final de ano!).

7° Rodada (09/03/08)
C.X. Matão X São Bernardo do Campos
- Hallowed By My Name

Acordar cedo é foda (sim, já perdi o pudor de falar isso aqui). Acordar cedo pra jogar xadrez é ainda mais foda. Mas, acordar cedo pra jogar xadrez e encontrar um GM para jogar com você é, aí sim, ALL FODA.

Agora, ficaria impossível alcançar Santos. Além de torcer para uma derrota do tipo 4 X 0 contra o time do Aramaçan, teríamos que ganhar também de 4 X 0 do time de São Bernardo. Nada muito agradável para se fazer quando se tem um GM nas fileiras do adversário. Realmente, o time de São Bernardo não soube (ou não quis) brincar e lá estava o homem no primeiro tabuleiro. A reclamação, como podem perceber, é justamente por que o GM Milos estava no primeiro tabuleiro. É, em suma, uma puta sacanagem.

O motivo é que esse fato seria uma boa oportunidade para se consumar uma Vendeta. (Deixa o tio Vivaldo te contar uma história: Era uma vez um menino chamado Vivaldão que empatou 3 vezes com um GM coisa que deixa qualquer GM boladão. Ou seja: Mais uma vez o Vivaldinho iria se fuder - agora, a expressão, já virou lugar comum).

Mas os deuses são caprichosos... Depois de iniciado o match (e assim como Heitor, começar a suspeitar que iria pagar o pato pelas travessuras passadas de meu irmão) ouvi soarem as trombetas da redenção: empate, novamente, nos 4 tabuleiros! Milos não fez usufruto da lei máxima da 8° série: “Caso você não encontre mais o sujeito que te ofendeu, para dar uma surra nele, espanque o irmão mais novo” e tirou mais um espinho da minha coroa. Como disse o Gerbeli, logo depois dos empates: “A família manteve o score”. Mas deixo claro, para todos aqui, que na próxima vez o Vivaldão que resolva suas perrenhas sem me colocar no meio (Isso não deu certo lá em Tróia, não vai dar certo a essa altura do campeonato- Ainda mais quando no Campeonato eu estou no primeiro tabuleiro!). Bem que, no final das contas, o que dizer?! Santificado seja o Nosso nome...!

E acabou. Não teve jeito. Ficamos em segundo...

The Dream is Over.

(na foto: toda a equipe Matonense. Alguma coisa me diz que sempre recebemos uma ajuda lá de cima. 2 metros e pouco de ajuda).

Conclusão- Wasting Love

Para quem não queria cair para a segunda divisão, ficar com o Vice-Campeonato foi muito bom.No final das contas, quem tem razão é o nosso MF Felipe Pelúcius El Debs (Aliás, corrigindo: estudante de economia da FGV- Faculdade do Grande Vivaldo- e não da PUC) que, quando perguntado sobre o vice Campeonato, respondeu assim (com o seguinte gesto) ao seu interlocutor:



É isso aí Felipe! A equipe fica em segundo "pra caraio"! E ninguém tem nada haver com isso!

"É Nóis!"

3 comentários:

Anônimo disse...

O grande fotografo consegue captar o momento certo para passar o que realmente sentimos, meus sentimentos estão cristalinos para quem queira ver

É Nóis!!!

Pelucio

Anônimo disse...

É nóis!

Anônimo disse...

Vai,

Jogaaa, Levaantaaa!!!!!!!!!!!

Ass: Ajuda lá de cima!!!