sábado, 17 de maio de 2008

Festival Santista de Xadrez

Começou ontem (dia 16 de Maio e vai até o dia 25 desse mesmo mês), na cidade de Santos, curiosamente (ou não!?), mais um Festival Santista de Xadrez.

O primeiro torneio do festival, o Aberto do Brasil, já está em andamento e até onde eu sei, estava sendo liderado pelo pré-rankeado número um do torneio Jefferson Oliveira (que é conhecido no famoso Orkut pela alcunha de - sim, escrito desta maneira- Jeff BuLiNiAdOr/GaTiNhOs BuLiNIaDoReS. E não, não me pergunte o que isso pode significar. Minha precoce senioridade não compreende esses meninos... Aliás, sobre isso aí, é melhor nem compreender).

Além do Aberto, teremos dois torneios fechados (sendo que os dois estarão valendo norma de GM): VIII Mário Covas e VI Regina Helena.

E ainda, de lambuja, para fechar essa overdose de xadrez, a 9° Etapa do circuito 21` da Federação Paulista de Xadrez. Pois é... É muito xadrez!

Infelizmente, devido a compromissos acadêmicos aliados a fortes embasamentos morais e filosóficos, minha pobre figura não pode comparecer a mais um Aberto de Santos (que ano passado me rendeu a maior gripe de toda minha vida: seu espectro retorquiu meu corpo durante um mês e suas seqüelas pungiram por mais uns dois meses por todo meu ser. Cheguei mesmo a ficar semi-surdo. Mais detalhes em: http://www.xadrezdepressao.blogspot.com/2007/05/irt-santos-2007-aberto-do-brasil.html ).

Bem, mas não vamos ficar remexendo o passado aqui (Naquele torneio o Vivaldão perdeu pro Caporale. Mas e daí?!) e vamos pensar no futuro. Mais precisamente no VIII Mário Covas, que começa hoje (17 de maio, sábado), e que irá contar com ninguém mais, ninguém menos, que o MF Felipe De Cresce El Debs! “Felipe segue firme na busca de sua última, e definitiva, norma de MI”.

Sinceramente? Não agüento mais ficar falando isso. Deve ser a 10° vez. PQP! Ou o Felipe faz logo a P* dessa norma ou cria um novo título, tal como IVM: International Virtual Master. Aliás, este dispare já foi acrescentado na epistolar universal dos Direitos Humanos (e dos Matonenses):

- “Felipe El Debs fica obrigado a conseguir sua terceira (e finalmente! PQP!) definitiva norma de MI, pois mesmo que ele seja o MF mais forte do mundo, isso não é nenhum orgulho para ele nem para sua equipe (Aliás, é muito pelo contrário)”.

E para provar o quanto essa história já encheu não só a minha paciência, cito: “Ah, e só para constar, é praticamente um insulto escrever quanto o El Debs precisa para norma de MI, pois além de já ter todas as normas, o título ele também merece desde o século XVI.” (MEKHITARIAN, Krikor, KrikorS.MekhitarianChessBlog. In: Mario Covas- Mtel Master, 1° ed. BlogSpot.com, São Paulo, 2008.).

Felipe, como legítimo exemplar do elo perdido, merece o título de MI desde do século XVI. Antes de Cristo.

O que mais dizer?! Força Felipe! Estamos torcendo por você! Sem pressão, claro!

Aliás, vale ressaltar que o nosso garoto irá abrilhantar este blog com os comentários das duas primeiras rodadas do internacional Mário Covas. E por que só as duas primeiras rodadas?! Por que a partir da terceira rodada EU (Sim. Eu mesmo!) estarei lá em Santos fazendo a cobertura in locu do torneio (além de estagiar, claro)! Contudo, já faz certo tempo que perdi o monopólio de postagem-reportagens-documentários sobre os torneios e não serei o único a cobrir o evento. (Pois é, bons tempos aqueles...).

E a concorrência, ao que parece, anda pairando a média dos 2400 alto:

MI Luís Coelho: Quando não podemos contar com a cobertura de Newton Arruda, eis que surgem os sóbrios boletins do MI Luís Coelho para o site http://www.clubedexadrez.com.br/. Não sei se isso ocorrerá desta vez, mas esperamos que sim. Bom humor, organização (principalmente nas análises - apesar da falta de visor) e português respeitável. Coelho, mesmo não sendo Peixe, tem a vantagem de jogar em casa.

MI Krikor Mekhitarian: Acesse: http://www.krikorsm.blogspot.com/. Postando sobre todos seus torneios desde o começo do ano, o MI Krikor vem ganhando a simpatia dos fãs. Sempre com muitas informações, partidas em pgn, comentários, etc. E muitas postagens (só em Abril foram 19!). Mas não entendo o seguinte: Se o Krikor é Corinthiano, porque o blog tem uma parte verde?

GM Alexandr Fier: Acesse: http://www.gmalexfier.blogspot.com/. Com seu estilo dadaísta involuntário, o GM Fier nos faz abstrair não só nas suas partidas, mas também na condução que faz dos comentários sobre as mesmas: “Acho que igualei sem grandes problemas depois de uns 15 lances e aí começou... Tinha um bispo em c8, e uma dama em d8... ele jogou Cxd7 comendo meu cavalo e resolvi retomar de dama sabe-se lá por que...” (FIER, ALEXANDR, GMAlexFier In: Regional Sul- Quinta e sexta rodada, 1°ed., Blogspot.com, São Paulo, 2008). Como diria o MF Molina: “Se eu te passar um problema, você monta na cabeça?!”. Por fim, fica uma torcida para o GM Fier, pois assim o Sigrist pode tocar mais uma vez a musiquinha dele no fantástico PodCastle ("Fier, Fier, oh, oh, oh!").

Enquanto nossos intrépidos jogadores estarão jogando, postando e analisando, enfurecidamente, nos tabuleiros e fora deles, tentarei perpassar para vocês (junto com o Felipe) os bastidores do espetáculo: os pequenos, mas muito significantes, detalhes das contentas. E principalmente, o que acontece depois, ou antes, delas. Já que não dá pra concorrer com as análises do pessoal aí de cima, então irei me focar, como já venho fazendo faz um tempo, no material humano do torneio.

Bem, é isso. Boa sorte a todos os participantes! E que comecem os jogos!

“Caesar, morituri te salutant” (César, os que vão morrer saúdam-te).

Até mais.

Forte abraço.

(segue a programação das rodadas: http://www.fpx.com.br/2008/fsantista/programa_santista.htm).

Nenhum comentário: