domingo, 18 de maio de 2008

Festival Santista de Xadrez- Mário Covas, 1° Rodada

Teve início ontem, com todas as partidas ao vivo para deleite dos aficionados de plantão, os dois torneios fechados de Santos (Mário Covas e Regina Helena- os dois valendo norma de GM. Ouviu Felipe? GM!). Muito sangue já rolou nessa primeira rodada, nos dois torneios. Tivemos apenas dois empates! (E adivinha quem estava no meio? Sem comentários. Vide comunidade no famoso Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23147320).

Os resultados da primeira rodada do Internacional Mário Covas (que será o mais focado aqui) foi:
1ª Rodada/Ronda/Round - 17/05/2008

Krikor Mekhitarian X Rafael Leitão (adiada)
Luis Coelho 0 X 1 Oswaldo Zambrana
Jose Cubas 0,5 X 0,5 Mauricio Flores Rios
Gilberto Milos 1 X 0 Dan Cramling
Felipe El Debs 0,5 X 0,5 Sandro Mareco

(e fica a pergunta: por quanto tempo terei a paciência para colocar todos os resultados aqui?)

E vale salientar que, pensando na integridade física dos jogadores, deixo um apelo para ficarem de olho no MI Zambrana, pois: “Eu conversava com Oswaldo há alguns dias e lhe dizia: ‘você até pode vir à minha cidade e me derrotar novamente, sem problemas, mas aí é possível que os jornais bolivianos estarão noticiando, alguns dias após: ’Está desaparecido o mestre Zambrana’!". (COELHO, Luis. Site ClubeDeXadrez, In: Festival Santista de Xadrez- Boletim I, 2008)

Bem, apesar de estarmos fazendo esta cobertura um tanto quanto na surdina, pois não sabemos quantas pessoas estão sabendo, nosso enVIADO (piada horrível, mas irresistível) especial Felipe El Debs, que está disputando o Mário Covas, já nos brinda com uma pequena, mas sagaz, observação sobre os acontecimentos praianos:

“Fala! Então, sobre a minha partida, conhecia a partida Radjabov X Topalov em que nosso amigo Topa ganha de negras. Depois joguei contra Leitão uma vez e ele me doutrinou... Hoje joguei de novo. Minha defesa é algum tipo de abdução alienígena, ou a mais pura e genuína demência. Ele jogou muito bem, ficou ganho, mas pra minha sorte ele falhou no cálculo de uma linha e eu consegui igualar. Entretanto, ficou bem claro pra mim, com as análises que fizemos depois da partida, que ele viu umas três vezes mais que eu. Quanto ao resto, o Andreas é papai! Ele ficou sabendo chegando aqui. Ligaram lá do sul falando... E teve o Coelho no pos-mortem inconformado por ser o único que não consegue dar mate na linha que ele jogou. O high-light do dia com certeza foi a aniversário de um ano da Vitória do Caporale contra o ...(omitimos o nome por questões familiares).
É nóis!
Falou!” *
(*= O texto foi traduzido do eldebianês para o português).

É isso aí. Parabéns ao papai Andreas! Congratulações a todos os participantes, de todos os torneios, e em especial a equipe de arbitragem (tanto dos fechados, quanto do Aberto – aliás, que termina hoje), pois apesar de toda a correria, e afazeres, sempre encontram um tempo para sanar dúvidas e auxiliar não só os participantes dos torneios, como também a platéia (meu caso).
Estes verdadeiros “operários do xadrez brasileiro” trabalham dia e noite, 24horas por dia, para proporcionar o melhor para todos os jogadores. Enquanto várias pessoas se encostam comodamente em suas cadeiras para calcular variantes e planos, esses homens suam a camisa e não jazem (na verdade, não conseguem!) ficar parados um minuto se quer.


Às vezes, é praticamente impossível trocar alguma palavra com eles – tanto no real, quanto no virtual- durante as competições! E falando em virtual, parabéns pelas partidas ao vivo! Apesar da dor de cabeça que dá passá-las - acreditem, eu sei!- a comunidade enxadrista agradece!

Fica o meu mais sincero voto de admiração e carinho para:

- Christian “Quinto Elemento” (Estou mais perdoado?);
- Modesto “Humilde” ("dê-me a visão além do alcance!");
- Ramón (o árbitro mais bonito do Brasil... Disparado!);
- Sigrist (E deixo o meu apóio sensibilizado a campanha de Sigrist para popularização das olimpíadas);
- Horárico Prol Medeiros, o Presidente, além de todos os amigos da cidade de Santos.

Bem, é isso. Daqui a pouco, às 17 horas, tem mais xadrez! (Acesse: http://www.fpx.com.br/visor/mcrh08.htm e veja as partidas ao vivo!).

Grande abraço para todos!
(PS: por algum motivo a letra está estranha. Arrumarei no próximo post!).

2 comentários:

Unknown disse...

E ae!
Quero manifestar o meu apoio a última norma do Felipe. Essa história realmente já encheu o saco! Não que seja fácil mas já está mais do que na hora.
Eu não entendo muito sobre a pontuação que ele tem que fazer pra virar MI mas acho que depois desses dois empates tem que vir uma vitória!! E espero que o autor dessa postagem traga sorte ao nosso amigo MF (por enquanto..)

Abraços!

Bruno Rogani disse...

Aee Vivaldinho...agora sua cobertura ta até no clube de xadrez !!! que beleeeeza !!

Parabens por acompanhar o torneio, é muito mais divertido acompanhar o torneio por aki !!! hahaha

E bom torneio aee Felipe...rumo ao título !!! É agora ou nunca !!!

abraço