sexta-feira, 23 de maio de 2008

Festival Santista de Xadrez- Mário Covas, QUINTA e SEXTA rodadas

Seguindo nossa já costumás cobertura um tanto quanto preguiçosa, pois despretenciosa, sobre os internacionais Mário Covas (principalmente) e Regina Helena (secundariamente), cá estamos, mais uma vez, para falarmos (quase) tudo que aconteceu (ou não) aqui no litoral.

Traçando uma lógica mais ou menos cronológica acerca dos fatos, comecemos pela quarta-feira que se iniciou apenas depois das treze horas, e trinta minutos, da tarde (ao menos para mim). A culpa foi minha eterna gripe praieira que sempre me persegue quando venho para Santos nessa época do ano (Fizemos, praticamente, um ano de nossa união simbiôntica este mês. Mais romantismo impossível). Devido a este meu estado de hibernação, não pude observar, e muito menos participar, da pelada que ouve entre os mestres e alguns integrantes da arbitragem. Mas pelo que fiquei sabendo o time campeão (tanto moralmente, como “fisicamente”) foi: Ramón, o Carrasco; Christian; Fier e Carolina Luján. Mais detalhes perguntem aos participantes do torneio e alguns outros personagens que participaram dessa pelada (teria sido o outro time?): Krikor; Cubas; Cramiling; Axel; Diego.

Pois bem. Depois de meu descanso (que sacrificou também o café da manhã do hotel Atlântico, que é muito bom, mas teve como compensação uma leve movimentação de meus anti-corpos que resolveram dar algum sinal de vida) tive uma aparente melhora, mas não muita, pois durante a quarta rodada lá estava eu novamente dentro do salão de jogos e com o maldito ar condicionado ligado. Va bene, Pazienza... Até porque chegou para nos auxiliar na arbitragem André Salama, mais conhecido como Topalov. Tentarei colocar uma foto para uma análise de vocês.

Nesse dia dois fatos preocupavam nosso amigo MF Felipe El Debs: A partida com o MI Krikor e aonde assistir o jogo entre São Paulo e Fluminense. A primeira fase foi resolvida com relativo sucesso pelo nosso amigo MF. A obstinação do Felipe é algo impressionante: quando ele coloca na cabeça que não vai perder ele não perde. Mas o problema de tanta perseverança é que ele acaba esquecendo de ganhar. Por isso, mas uma vez, nosso garoto manteve sua invencibilidade (e, por que não?, invunerabilidade) frente as inúmeras tentativas de cair em tentação novamente e jogar mais um vez pra ganhar.

Mas o fato mais curioso foi a aparição de um russo (!!!) no salão de jogos querendo participar do torneio. Em uma rápida conversa com Sigrist, nosso ilustre visitante disse não ser grande coisa e até mesmo confundiu “ranting/elo” com “level”. Bem, acredito que uma coisa é um brasileiro dizer que não sabe jogar xadrez direito e outra um russo dizer. Tem que ficar com o pé atrás com esses caras. Lembrem-se do que aconteceu com o Napoleão e com o Hitler... Bem, talvez o tal russo apareça no torneio 21` minutos do sábado e então vamos descobrir o quanto ele “não sabe jogar xadrez”...

Bem, mas mudando de assunto, nem só de empates vive o esporte...

Logo após a rodada, junto com Carlos Aberto “Zen” Sega e Leonardo Bispo (aquele que: “Já é mascarado sendo bispo, imagina se fosse torre!”), encontramos um belo bar para a assistir o clássico entre os tricolores. A princípio custamos a demonstrar nossa torcida (devido ao número de São Paulistas no bar). Mas logo após um gol do Fluminense, e comemoração de mais da metade do bar, nos rendemos a torcida incondicional ao graaaaaaaande Fluminense (assista: http://br.youtube.com/watch?v=x_IXBHVSjcQ) .

Contudo, nem tudo são Flores (Com exceção do sobrenome do jovem mestre chileno Maurício)...

Segue os resultados e a sugestação de consulta ao blogs/boletins dos mestres que estão disputando o torneio. Coelho com suas análises bem detalhadas, Krikor com seus títulos esclarecedores e Fier, bem... Fier, é o Fier.

5ª Rodada/Ronda/Round - 21/05/2008

Jose Cubas 0,5 X 0,5 Rafael Leitão
Gilberto Milos 1 X 0 Luis Coelho
Felipe El Debs 0,5 X 0,5 Krikor Mekhitarian
Sandro Mareco 0,5 X 0,5 Oswaldo Zambrana
Dan Cramling 1 X 0 Mauricio Flores Rios

Já a quinta-feira começou cedo para mim, André Salama, Sega e o Presidente Horácio, devido a um torneio escolar que iria ser realizado no feriado. Tudo ocorreu muito bem no torneio e é muito prazeroso ver quantas crianças praticam o xadrez “nessas bandas”. Independentemente de ser uma cidade grande, deu para perceber o trabalho que vem sendo construído nas escolas, sobretudo na iniciativa do MF Carlos Sega e do nosso presidente Horácio (os dois literalmente “colocando a mão na massa”). O Festival Santista de Xadrez, realmente, não poderia ter um outro nome, pois conseguiu abarcar não só o xadrez do mais alto nível, como também o xadrez escolar que é muitas vezes o primeiro contato da criança com esse universo incomensurável das 64 casas.

Passado o torneio escolar, e um rápido almoço, consegui finalmente pisar o pé na areia (pois é! Já faziam três dias que estava em Santos, e a mais ou menos trinta PASSOS da praia, e ainda não tinha sentido a “havaina” cheia de areia!). Abraço para o Vivaldão e suas pertinentes ligações e cobranças sobre atualizações deste blog.

Contudo, voltando ao torneio, bem... Adivinha o resultado do El Debs?! TABLAS! É muita solidez deste garoto... Dessa vez contra o MI Coelho (talvez desanimado pelo derrota do São Paulo). O destaque dessa rodada foi o tempo de reflexão que foi gasto pelo MI Krikor em um único lance (foi mais de UMA HORA) e a quase vitória do MI Cubas sobre o GM Gilberto Millos.

Logo depois da rodada tive o prazer de jantar ao lado de Krikor, Carolina, Fier, Di Berardino, Felipe e Millos e, logo após, já no hotel, assisitir ao jogo do Santos contra o América do México. Tirando os comentários cínicos do Sigrist, e a torcida descabida de algumas pessoas do recinto, no final o pior não foi nem a desclassificação do Santos, mas sim o diálogo que travei com o mestre Herman:

“- Pois é Mestre, um time que joga com MOLINA, no ATAQUE, não pode ganhar. Um cara que joga Caro-Kann e esqueminha não dá...
- É Léo, você perdeu um boa chance de ficar quieto”.


Sábia observação Mestre. O time perde, mas é melhor conservar o amigo. Aliás, vamos deixar o futebol de lado e voltando ao xadrez, começou nessa quinta-feira o Aberto de Varginha onde ele, MOLINA, mais conhecido como JUNIO, está participando. Fica nossa torcida ao amigo Molina e também ao amigo Ruber Ladeira que teve a coragem de colocar não só o endereço deste blog em sua coluna do jornal SUL DE MINAS como também transcrever a apresentação deste blog.

Bem, é isso aí.

Amanhã tem mais. Felipe e Cubas. Segue abaixo os resultados da sexta rodada.

Forte abraço!

(e mais uma vez desculpe pelos erros e pelo atraso em postar! Tudo se explicar se for olhado o horário em que está sendo postado esse texto...Imagine o sono que estou, ainda mais usando esse laptop de letra miúda...).

6ª Rodada/Ronda/Round - 22/05/2008

Rafael Leitão 1 X 0 Mauricio Flores Rios
Oswaldo Zambrana 0,5 X 0,5 Dan Cramling
Krikor Mekhitarian 0,5 X 0,5 Sandro Mareco
Luis Coelho 0,5 X 0,5 Felipe El Debs
Jose Cubas 0,5 X 0,5 Gilberto Milos

Um comentário:

Anônimo disse...

Puta que pariu de roda!!

É Nóis!!